- Área: 4590 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o Antigo Mercado Municipal nasce da premissa de devolver ao edifício sua elegância e orgulho com que foi projetado, restaurando suas fachadas originais e restabelecendo outra vez as entradas sobre seus eixos, recuperando seu caráter de mercado tombado.
Compreendemos também que para devolver ao novo espaço do antigo Mercado sua condição pública, e seu caráter histórico, precisaríamos dotá-lo com um programa diário e cotidiano, para que seu uso seja contínuo e permanente por parte da população.
Assim nasceu a ideia de transformar o antigo mercado nos programas culturais que operam diariamente e diferenciar-los da Área da Convenção e Eventos, onde seu uso é pontual e limitado. Este novo edifício Convenção da Área e Eventos/Hotel/Escritórios é projetado independente e especificamente para estas funções, e estará dotado acústica e tecnologicamente para tais programas.
Entorno Urbano
Entre o antigo mercado e o novo edifício da Área de Convenções / Hotel / Escritórios criamos uma praça única como uma entrada urbana ao novo complexo cultural, que se abre ao sul para a Rua San Martín, ao Cine Bergrano e de maneira mais conceitual ao Boulevard Santa Fe com uma geometria marcada pelos dois tecidos urbanos existentes da cidade.
Pensamos que este novo espaço de caráter claramente público gerará um percurso pedonal potenciado pela proximidade do Boulevard Santa Fe, assim como também a sua proximidade com o Parque "Feria de los Artesanos".
A nova entrada urbana, através desta nova praça pública, serve de expansão dos programas culturais e de eventos do novo complexo, lugar onde é possível gerar encontros casuais e o desenvolvimento de atividades educativas, lúdicas e artísticas tais como feira de livros, jogos infantis, leitura informal, concertos e exposições, etc.
Caráter do Complexo Cultural
A volumetria original do antigo Mercado é mantida e suas fachadas restauradas, os espaços de uso misto estão dispostos no perímetro do edifício, muitos deles com acesso independente quando necessário. O espaço central permanece aberto e apenas se constitui por um volume simples, como uma bandeja, que parece pairar sobre esta grande área.
No térreo está o Museu de Belas Artes Urbano Poggi e o Museu da Fotografia, com entrada independente a partir da Rua Ciudad de Esperança à oeste do complexo, permitindo assim sua independência de uso quando os museus assim o necessitarem.
No grande espaço do antigo mercado está a Biblioteca “Lermo Balbi”, localizada no térreo com vistas para a nova praça de acesso e com sua expansão com o espaço de leitura e bar literário sob o grande teto do mercado. Sobre o volumes simples semelhante a uma bandeja do espaço central está localizado o Liceo Municipal "Miguel Flores", onde os ateliês são concebidos como grandes varandas em direção à área central e a nova praça urbana.
Área de Convenções Exposições e Eventos
A Área de Convenções, Exposições e Eventos está contida em um novo edifício à leste do antigo Mercado Municipal, com entrada independente e com conexão interna ao complexo cultural, podendo assim obter autonomia e conectividade interna quando o programa exigir.
Sobre a fachada leste,está o estacionamento de veículos, carga e descarga de equipamentos e serviços, se diferenciando da entrada geral através da praça pública
O Hotel / Escritórios está localizado na Rua Sarmiento, com sua fachada principal ao norte, aproveitando a luz natural e as vistas da cidade. Também conta com entrada independente e está conectado internamente com a área de Convenções, Exposições e Eventos.
Etapas
É de grande importância entender que um projeto de tal dimensão e magnitude não pode ser construído de uma só vez. Então nós achamos que um processo em etapas razoável que não impeça a funcionalidade clara do edifício, nem a interrupção dos programas vigentes no complexo.
A primeira etapa está destinada à restauração do antigo mercado municipal, devolvendo seu caráter original e de patrimônio, e a nova construção da plataforma em bandeja do espaço central. Uma vez terminada a primeira etapa, os programas que hoje funcionam nos edifícios anexos ao mercado foram realocados, interrompendo assim o funcionamento destes apenas no período de mudança.
A segunda etapa será a demolição de ditos edifício anexos por fora do antigo mercado. A terceira etapa está dedicada à construção da Área de Convenções e Eventos, por ser independente do restante, não impedirá que o resto do programa funcione com normalidade durante sua construção.
A quarta etapa constituirá da construção do Hotel / Escritórios, e devido a sua localização, o Centro Cultural e a Área de Convenções e Eventos são sofrerá mudanças até sua finalização.